Parabéns, Doria!

Hoje é aniversário de um dos empresários brasileiros a quem mais admiro e tive o grande prazer de conhecer e entrevistar. João Dória Jr. é multiempreendedor e como apresentador e entrevistador também vai extremamente bem. No ar com a edição de Aprendiz Empreendedor, João vem dando aulas e aulas de ética, atitude empreendedora, gestão.

Tenho orgulho em dizer que cito-o algumas vezes na minha palestra “Sucesso em Palavras” e que mais ainda em tê-lo entre os biografados do livro “Sucesso em Palavras – volume I”.

Compartilho a entrevista que fiz com ele para o programa Biografias. Espero que gostem!

Uma de suas frases mais conhecidas é: “Cliente não gosta de justificativas. Cliente gosta de trabalho.” Você sabe o que cliente quer?
João Dória Jr.:
“Cliente gosta de atitude, de respostas positivas. Cliente prefere sinceridade também. Tudo menos justificativa. Aceitar erro não assumido, isso cliente não faz. E sempre o melhor é quando você não erra e não precisa temer a qualidade do serviço ou do produto que você oferece.”

Todo o seu posicionamento não apenas com os clientes, mas como profissional, é admirável. Certamente você aprendeu parte disso a vida. Conta pra gente um pouco sobre sua família.
João Dória Jr.:
“Eu nasci em 16 de dezembro de 1957 em São Paulo. Mas me considero meio baiano porque sou filho de baiano, meu pai nasceu na Bahia, e estimo muito Campos do Jordão, onde fui gerado. São lugares que fazem parte de mim. Comecei a trabalhar muito cedo. Em 1964, quando eu tinha 6 anos, o mandato do meu pai, que era deputado, foi cassado pelos militares e ele e todos nós fomos para o exílio. A vida mudou. Vivemos 2 anos em Paris. Precisamos voltar porque meu pai mal conseguia manter a si mesmo por lá. Quando voltamos ao Brasil, minha mãe que não tinha sido educada para trabalhar, montou uma pequena fábrica de cueros, as antecessoras das fraldas descartáveis, para sustentar meu irmão Raul e eu.
Saí da escola particular onde estudava, o Colégio Rio Branco, para estudar numa pública, a Professora Marina Cintra. E comecei a trabalhar aos 13 anos por pura necessidade. Meu pai que era rico e bem sucedido, com o golpe e o afastamento compulsório dele por 10 anos, perdeu tudo. Tomava Coca-Cola e passei a tomar água ou kisuco. Tinha motorista e passei a andar de ônibus. Nós ficamos pobres. Mas tudo foi um grande aprendizado para mim.”

Como foi sua 1ª experiência profissional?
João Dória Jr.:
“Foi na hoje chamada agência de publicidade Ogilvy. Uma oportunidade dada pelo dono da empresa para eu estagiar. Fiz um estágio e em menos de 3 meses já estava empregado. O salário era muito importante para mim. Eu ficava com 30% e o restante dava à minha mãe para que ela complementasse as necessidades de casa.”

O que você fazia com os 30%?
João Dória Jr.:
“Trabalhava mais ainda. Eu guardo a minha carteira de trabalho com o registro na função de assistente de rádio, TV e cinema, meu 1º registro, até hoje. Mostro para os meus 3 filhos para que eles vejam que o pai começou a trabalhar muito cedo e com muita humildade. De lá evolui e logo depois fui para a Rede Tupi. Foi então que comecei uma carreira longa em televisão.”

Em que momento você sentiu que era hora de empreender?
João Dória Jr.:
“Nos anos 90 eu tive a oportunidade de criar a minha produtora de televisão, a VideoMax, que existe até hoje, e passei a ser sócio de um programa que eu apresentava na TV Bandeirantes. A partir daí comecei na vida de pequeno empresário.”

O que é necessário neste início?
João Dória Jr.:
“1º jamais esperar e sim ir em busca, ativar, procurar, persevar. O trabalho chega a quem o busca. Para o sucesso é preciso ter dedicação.”

Ouça a entrevista completa gravada e veiculada no 2º semestre de 2009:

Elias Awad conversa com o presidente do grupo de comunicação e marketing Dória Associados.
Biografia (em áudio) de João Dória Jr.


 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/html/eliasawad.com.br/web/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1039